La puerta

Eugenio Tisselli

"La puerta" é a primeira obra de uma série de "jogos/ensaios" que se desenvolvem entre as narrativas ficcionais e o conceptualismo. O autor define esta série como um gênero experimental que pretende explorar o potencial do videogame como formato para refletir, de maneira aberta e especulativa, sobre ideias e conceitos complexos. No caso de "La puerta", trata-se de colocar à prova as noções de coexistência e interação interespécies como habilidades/capacidades cruciais para negociar os múltiplos paradoxos e controvérsias levantados pelo Antropoceno.

Com uma estética gamer, a narrativa se desenrola à medida que o "leitor/usuário" joga o jogo e tenta encontrar, entre árvores, animais que estão se extinguindo e caminhos sem saída, "a porta", antes que a mudança climática arrase com os poucos recursos que restam. Isso está presente visualmente através de uma barra inferior que mostra o aquecimento global crescente, do azul ao vermelho. Abaixo dessa barra, conta-se a história que também alterna com advertências e descrições sobre o contexto ambiental. Um som ambiente ao fundo dá conta de como vão se intensificando as dificuldades na busca por essa porta, que metaforicamente está relacionada a encontrar uma saída para a crise climática e a existência de nossa era.


Eugenio Tisselli é programador, escritor, artista e pesquisador. Como programador-escritor, explora as formas como a informatização da linguagem transforma a nossa relação com o mundo e tenta escrever contra o significado, concentrando-se na materialidade da linguagem, praticando a programação como forma de escrita e a poesia como algoritmo. Neste terreno híbrido, desenvolveu ferramentas como o “MIDIPoet” ou a “Poesia Assistida por Computador”, bem como numerosas obras de escrita eletrônica. Como programador-pesquisador, tem desenvolvido plataformas de software e metodologias sociotécnicas para a investigação participativa e a escrita colaborativa em contextos urbanos e rurais. Tem apresentado suas obras em publicações nacionais e internacionais, conferências, festivais e exposições. Seu trabalho está disponível em motorhueso.net e ojovoz.net.

link da obra La puerta


Outras obras:
Amazon


Ano: 2017, País: México

Categorias: Videogame, Ambientes virtuais, Emoji, Escritas não verbais